Todo município tem a sua lógica peculiar.
Desde fevereiro de 2024, o IBGE começou a liberar os resultados do CENSO 2022, que atualiza os dados da população das cidades, em número de pessoas, número de domicílios e suas características. As variáveis estão sendo disponibilizadas gradualmente pelo órgão oficial do governo (INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA).
O IBOCA compilou um mapa de influência de Marília, com base nos resultados preliminares do Censo 2022, que leva em consideração aspectos sociais e demográficos.
A quantidade de pessoas e domicílios ocupados de cada região, estão atualizadas, o que permite que mapas sejam gerados.
A maior parte da população de Marília atualmente concentra-se na região norte da cidade (R1, R2 E R3), que corresponde a 26,98% dos moradores é a “Cidade Norte”.
A região sul (R11, R12 E R13), que já foi a mais populosa, atualmente a “Cidade Sul” concentra 22,56% dos moradores.
As áreas (R9 E R10), que engloba a “zona leste” e áreas de alto poder aquisitivo, corresponde a 15% dos moradores, nela também estão incluídos os bairros Paraty, Barbosa, Salgado Filho, Acapulco, Vale do Canaã, Maria Isabel e Cascata. É a “Cidade Nova Leste”, batizada com este nome pela expansão de edifícios na região das Esmeraldas.
As áreas (R0, R7 E R8), representam o Centro, Alto Cafezal, Somenzari, Vila Jardim, e a região Oeste incluindo Vila Coimbra, Chico Mendes, Comerciários, Cavallari, Morumbi, até o Jardim Flamingo e Verana, incluindo todos os bairros adjacentes dessa área. Esta região chamada “Cidade Centro-Oeste” teve grande expansão imobiliária e agrega 15,84% dos marilienses.
A “Cidade do Meio” engloba (R4), que se estende desde o Palmital, até a Vila Altaneira e todos os bairros adjacentes, incluindo Fernando Mauro, Lavínia, Castelo Branco, Vila Nova, Vila Barros, (R5) desde o Jardim Marajá/Marília Shopping, até a o limite da Rua Dr. Joaquim de Abreu Sampaio Vidal (Bezerra/Hem), englobando Maria Marta, São Francisco, Santa Tereza, Cecap Polon, Ohara, Lorenzetti, Lorenzetti B, Vila São Miguel e (R6) que inclui Jardim América, Bandeirantes e Bela Vista. Somados (R4, R5 e R6), a “Cidade do Meio”, abrange 17,45% dos moradores, é uma área que concentra uma população moradora há mais tempo na cidade. A (R4) antigamente era classificada como região norte e a (R6) como região oeste, mas para fins de análise de potencial o IBOCA opta atualmente em trabalhar como uma região única.
Distritos e área rural somados têm 2,15% dos moradores. É importante ressaltar que alguns condomínios registrados como Lácio e alguns bairros da região norte, estão classificados nominalmente pelo IBGE como distrito, mas no mapa de influência do IBOCA, na prática, foram reclassificados em sua região de influência correspondente.
O responsável pelo trabalho Érico Jorge Gomes, profissional atuante na área de pesquisa de mercado e trade marketing, que já atuou como supervisor de campo pelo IBGE em Marília, destaca que este tipo de base analítica chama-se “mapa de influência municipal” e serve para inúmeras aplicações, desde elaboração de planos de negócios, análises de viabilidade de mercado, ajustes de planos amostrais para pesquisas de opinião e até planejamento de vendas. A validação do trabalho foi realizada pelo estatístico da empresa Marcos Simonetti.